O Venerável Servo de Deus Alessandro Nottegar nasceu em Verona (Itália) a 30 de outubro de 1943. Depois de terminar a escola primária, entrou na Ordem dos Servos de Maria e, após estudos filosóficos e teológicos, fez a profissão religiosa solene a 6 de abril de 1969. Depois de um período de discernimento, a 12 de março de 1970, pediu para ser dispensado dos votos e, a 8 de abril do mesmo ano, obteve o indulto para deixar a Ordem.
Ao mesmo tempo, inscreveu-se na Faculdade de Medicina da Universidade de Pádua e, a 27 de fevaereiro de 1971, casou com Luisa Scipionato na igreja de S. Stefano em Verona.
Após a licenciatura, a 21 de outubro de 1977, depois de um ano de estágio no Hospital “Don Calabria” de Negrar (VR), com a mulher e as filhas, mudou-se para o Brasil, para trabalhar no hospital construído pela Congregação dos Pobres Servos da Divina Providência de Don Calabria em Anaurilândia (Mato Grosso do Sul) e depois no leprosário de Porto Velho (Rondônia), onde reorganizou o hospital.
Mais tarde, a família Nottegar passou um ano no Acre numa aldeia sem eletricidade nem água, onde o Venerável Servo de Deus trabalhou como médico distrital. No final de 1982, devido à malária contraída pela filha mais velha, os Nottegar decidiram regressar a Itália.
Aí, o Servo de Deus começou a trabalhar no hospital da cidadezinha de San Bonifacio na proximidade de Verona.

Entretanto, juntamente com a sua mulher e outros jovens, sentiu-se chamado a fundar uma comunidade, chamada “Regina Pacis”, segundo o modelo dos primeiros cristãos, para viver o Evangelho na oração, na partilha e no serviço aos pobres.
O Venerável Servo de Deus morreu subitamente em Verona (Itália) a 19 de setembro de 1986, vítima de um ataque cardíaco.