Alessandro Nottegar

O Venerável Servo de Deus  Alessandro Nottegar nasceu em Verona (Itália) a 30 de outubro de 1943. Depois de terminar a escola primária, entrou na Ordem dos Servos de Maria e, após estudos filosóficos e teológicos, fez a profissão religiosa solene a 6 de abril de 1969. Depois de um período de discernimento, a 12 de março de 1970, pediu para ser dispensado dos votos e, a 8 de abril do mesmo ano, obteve o indulto para deixar a Ordem.

O médico
dos pobres

“A experiência missionária no Brasil foi um marco em sua vida, marcada pela entrega total aos mais pobres e enfermos. Inspirado pela passagem evangélica que o chamava a abandonar tudo, ele viveu uma vida de radical seguimento de Cristo. No entanto, com imensa humildade, sempre se considerou um simples instrumento nas mãos de Deus, um ‘servo inútil’. Sua fé profunda o levava a afirmar: ‘Senhor, o que tenho eu que não tenha recebido de ti? Meu, de verdadeiramente meu, tenho somente o meu pecado’.”

Começo
de novo

“A cada segunda-feira, era como se Alessandro apertasse o botão de reset. Com a mesma esperança e entusiasmo de sempre, ele anunciava: “Esta é a semana em que tudo vai mudar!” Luisa, sua esposa, já conhecia bem essa canção. Apesar de não ver mudanças radicais, ela admirava a perseverança do marido. Para Alessandro, a fé era como um músculo que precisava ser exercitado diariamente. E a cada nova semana, ele renovava seu compromisso com Deus e com sua busca por uma vida mais espiritual.”

Uma herança
especial

Um dos últimos dias da sua vida, falando às filhas Sandro dizia: “Meninas, vocês sabem que todo pai trabalha e faz uma poupança, compra apartamentos e bens para deixar aos filhos. Se eu trabalhasse a vida toda, creio que, no máximo, poderia comprar um apartamento para cada uma de vocês. Eu quis dar os meus campos e todas as nossas economias ao Senhor para comprar a casa para a comunidade.
O que eu vos deixo é o exemplo da escolha total pelo Evangelho, e a possibilidade de estudar até a formatura, se vocês quiserem”.

“Visitar um pobre na cabana vale mais do
que um dia de retiro espiritual.
Nós devemos nos colocar na escola dos pobres.”

Alessandro Nottegar

Cardeais e Bispos disseram dele.

Sessão ordinária de Cardeais e Bispos do “Dicastério das Causas dos Santos” do dia 04 de abril de 2017 …. depois de traçar a história da Causa e a figura do Venerável Servo de Deus, deteve-se no exercício das virtudes teologais e cardeais, amadurecidas num caminho de profundo crescimento espiritual. Foi um homem de fé: a oração, a Missa quotidiana, a adoração eucarística, a escuta da Palavra de Deus, a devoção a Maria e a confissão frequente foram os meios sobrenaturais que utilizou para se sustentar no pleno abandono à providência do Senhor. A sua vida esteve sempre aberta ao próximo e, em particular, às pessoas em dificuldade, sem deixar de cuidar com ternura e amor da sua família. Viveu a sua fé profundamente unida à caridade e à pobreza, em plena partilha no seio da família e em comunhão com outras famílias e vocações da Igreja. Procurou viver a caridade em todas as expressões da vida quotidiana, especialmente no estilo com que se aproximava dos doentes e exercia a sua profissão de médico. Um estilo que, especialmente durante o tempo em que esteve no Brasil, se manifestou no desejo de oferecer não só cuidados médicos, alimentos e roupas, mas também a oportunidade de encontrar Jesus e o Evangelho.

https://www.causesanti.va/it/venerabili/alessandro-nottegar.html


Seja um Volúntario

Entre em contato com a Setiero mais proxima de você
e faça parte desse time que estaão a caminho para fazer o bem